

Durante muitos anos, Dona Maria de Lourdes, que sempre buscou o caminho do bem, teve o desejo de transformar sua própria residência em um abrigo para crianças com deficiência.
Após o seu falecimento, os filhos Maria Isabel e Paulo Alves, com o incentivo da Fundação para a Criança e Adolescência (FIA), inauguraram o Lar Maria de Lourdes, transformando a casa em que ela morava na Instituição com a qual havia em vida sonhado.
Desde então, o Lar oferece apoio integral e atende atualmente cerca de 39 crianças, adolescentes e adultos neuropatas, ou seja, que possuem algum tipo de transtorno ou distúrbio neurológico.

A Instituição, localizada na Taquara, Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, existe desde 1998 e ainda é o único lar que a maioria dos nossos acolhidos conhece.
Alguns têm família presente e recebem visitas; outros nunca chegaram a conhecer seus pais.
Diante dessa realidade, a principal missão do Lar Maria de Lourdes é dar dignidade às nossas crianças e permitir que, respeitando suas limitações, elas tenham seus direitos garantidos, recebendo acima de tudo amor e carinho.
A Instituição oferece tratamento médico, fisioterápico, fonoaudiológico, acompanhamento psicológico, de enfermagem e assistência social.